BRASÍLIA SEGUNDA FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2019
Usuário: Senha: Esqueci a senha
Matéria de Destaque: E acabou o II CBFC. Mas em 2018 tem mais, e será no Rio de Janeiro!

 O II Congresso Brasileiro de Farmácia Comunitária terminou. Foram três dias de trabalho intenso, mas gratificante. No encerramento, que ocorreu ao final do II Simpósio Luso-Brasileiro de Farmácia, não faltou emoção. A presidente do congresso, Carmen Íris Tolentino, reeleita presidente da SBFC, agradeceu nominalmente a todas as entidades que apoiaram e os colaboradores que contribuíram para a realização do evento.

Ao palestrante Hermant Patel, que, durante sua participação no simpósio, declarou sua estima ao ex-presidente do Conselho Federal de Farmácia, Jaldo de Souza Santos, falecido no ano passado, ela disse que transmitirá com muito carinho o recado que ele pediu para ser encaminhado à família: “Ele foi, sim, um grande líder da Farmácia brasileira.”

Em alusão à fala do palestrante canadense, Warren Meek, que citou a brincadeira da dança das cadeiras para ilustrar o seu discurso sobre mudanças que são necessárias à profissão, Carmen Íris convidou a todos os presentes a continuar a dança das cadeiras. “E não vamos nos esquecer de algo importante... a mudança vai acontecer independente da vontade de alguns, por força da maioria. Procurem não ser aquele que fica sem a cadeira no final. Vamos nos juntar e continuar esse movimento pela Farmácia Clínica, para termos a honra de mostrar, daqui a três anos, um trabalho ainda melhor.”

Ao palestrante Carlos Maurício Barbosa, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal, que falou sobre remuneração dos serviços clínicos, Carmen Íris disse que os farmacêuticos brasileiros precisam conversar muito sobre custos e valores. “No nosso curso, Excelência Farmacêutica, sempre lembramos aos alunos que temos custo e valor para tudo.  E quem tem de estabelecer o valor do nosso trabalho, não é o sindicato, não é ninguém. Somos nós.”

Em seguida, o presidente da SBFC regional do Rio de Janeiro, Paulo Vicente, deu o seu recado aos congressistas sobre a terceira edição do Congresso Brasileiro de Farmácia Comunitária, que acontecerá na capital carioca: "O Rio os espera de braços abertos. Pois 2018 não tarda, logo está perto. E assim, os receberemos no Rio de Janeiro!” A leitura da mensagem foi sucedida pela exibição de um vídeo sobre a cidade (Para ler o texto, clique aqui)

Ao final da solenidade foram divulgados os trabalhos científicos vencedores do II CBFC (ver lista abaixo). Depois, todos os que trabalharam na realização do congresso, incluindo palestrantes, foram chamados à frente para uma foto: “Assim, com a união, a força e a cooperação de todos, é que fazemos um evento grandioso como este”, disse Carmen Íris Tolentino.

O sorteio o carro zero quilômetro foi realizado em seguida, na área de exposições da Feira Farma, com direito a happy hour. Milton Cesar, diretor comercial das Farmácias Nissei, deu o recado da rede, que é considerada a sétima maior do País. “O carro é um dos presentes. Todos foram presenteados com conhecimento, que levam na bagagem.” Na hora de abrir a urna, a tensão foi grande. Antes de ser anunciada a vencedora, Márcia Gonçalves, do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS), três pessoas foram sorteadas, mas perderam o prêmio. Duas pessoas por não terem preenchido o pré-requisito mínimo de dez horas de participação das atividades científicas e uma por não estar presente. “Quem perdeu o carro por não preencher a carga horária mínima não perdeu somente o prêmio. Perdeu a oportunidade de ganhar conhecimento”, avaliou a presidente da SBFC.

 

  

 

 TRABALHOS VENCEDORES:

1º LUGAR - Avaliação das condutas clínicas pelos farmacêuticos comunitários na cidade de Teresina (PI)           

Autores - ThercyoAriell Costa Pereira, ThuanyCristiny Batista Feitosa, Joyce Jamylle Dias Borges, Karícia Lima de Freitas Bonfim, Davi Portela Bessa, Mayara Ladeira Coêlho.

 

 

2º LUGAR - Rastreamento em saúde: uma estratégia para implementar a consulta farmacêutica de cessação tabágica              

Autores - Ana Carla Vilas Boas Stuani; Jessica Andressa Bazana; Natalia Chiampi Munhoz; Emanuelle de Almeida Santos; Gladys Marques Santana

 

 

3º LUGAR - Implantação da relação municipal de medicamentos  essencias (remume) em municípios da região noroeste do Paraná 

Autores - Franciele da Silva Quemel, Joice Karina Otenio, Andressa Zardo, Cleyton José de Carvalho Magalhães.

ATENDIMENTO SBFC
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C,sala 111
Edifício São Paulo Brasília-DF.Cep: 70.300-000
secretaria@sbfc.org.br
presidencia@sbfc.org.br
+55 61 3223-0837
Todos Direitos Reservados a Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária