BRASÍLIA SEGUNDA FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2019
Usuário: Senha: Esqueci a senha
Quem somos
Clique e veja o Estatuto da SBFC


TUDO SOBRE A SBFC

 

CONSTITUIÇÃO DA DIRETORIA

 

Em novembro de 2009, na cidade de São Luiz, foi realizada a primeira Assembleia Geral Ordinária e eleitoral da Associação Brasileira de Farmácia Comunitária – ABFC, onde se elegeu a primeira diretoria da SBFC. Passaram se 3 anos e em novembro passado na segunda Assembleia geral eleitoral, elegeu-se a segunda diretoria da SBFC – Nacional.

Hoje as 18 h (16-01-2013)no salão Azul do Hotel Nacional em Brasília DF, ocorre a posse da nova diretoria eleita da SBFC onde Dra. Carmem Iris Tolentino assume a presidência juntamente com a diretoria relacionada abaixo:

Presidente: Drª Carmen Iris Tolentino – Goiás

Vice-Presidente: Dr. Luciano Martins Rena Silva – Minas Gerais

Primeiro-Secretário -José Vilmore Silva Lopes Junior – Piauí.

Segunda-Secretaria: Drª Vanilda Oliveira Aguiar – Sergipe.

Primeiro-Tesoureiro: Amilson Alvares - Tocantins

Segundo-Tesoureiro: Dr. Vinicius Martins Pedroso – São Paulo.





Diretoria anterior

Pres: Dr. Amilson Álvares

Vice-presidente- Dra. Marize Girão dos Santos

Secretario Geral – Dra.  Mary Jane Limeira de Oliveira.

2ª Secretária – Dra. Carmem Iris Tolentino;

Tesoureiro – Dr. José Vilmore da Silva Lopes Junior

2° Tesoureiro – Dr. Djalma Sayão.

 

 


HISTÓRIA DE CRIAÇÃO DA SBFC


A Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária, também designada SBFC, é uma sociedade sem fins econômicos, lucrativos, político-partidários ou religiosos, de caráter profissional, humanitário, cultural e científico.  Destinada a contribuir para a integração dos farmacêuticos comunitários, incentivar o desenvolvimento da Farmácia em serviços de saúde e apoiar atividades científicas, culturais e sociais.

A SBFC teve sua fundação em abril de 2009, na cidade de Bento Gonçalves (RS), durante o VII Congresso de Farmácia do Rio Grande do Sul, trazendo um novo fôlego ao setor que mais emprega,farmacêuticos, mas que não possuía uma organização que reverberasse as vozes dos farmacêuticos e desfraldasse a bandeira com o nome do setor. A primeira diretoria provisória foi composta pelos  farmacêuticos Dr. Juliano Sofia da Rocha, presidente; Dra. Marize Girão dos Santos, vice-presidente; Dr. Cadri Saleh Ahmad Awad, 1º secretário; Dr. Djalma Requião Saião Lobato Filho, 1º tesoureiro; Dra. Mary Jane Limeira de Oliveira,  2ª tesoureira. Membros  do Conselho Fiscal: Danilo Gonçalves Moreira Caser, José Vilmore Silva Lopes Júnior.

São considerados comunitários todos os estabelecimentos farmacêuticos que atendem à comunidade, ou seja, as farmácias, as drogarias, as farmácias com manipulação alopática e homeopática, públicas e privadas, excluindo as farmácias dos hospitais.

A SBFC irá oferecer conhecimento científico de qualidade para capacitar e qualificar o farmacêutico, proporcionar ao pequeno empresário de farmácia comunitária informações sobre as condições técnicas para gerir uma pequena empresa, na área financeira ou gestão administrativa em planejamento e marketing, dando o máximo de informações possíveis para que principalmente o farmacêutico proprietário do estabelecimento possa permanecer, no mercado, com seu grande diferencial, que é assistência farmacêutica plena, com prestação de serviços que venham a conquistar e fidelizar clientes.

 

 

O QUE É A SBFC ?

                      A Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária – SBFC foi criada no dia 03 de abril de 2009, em Bento Gonçalves-RS, a partir do ideal comum de um grupo de farmacêuticos de vários estados brasileiros, os quais, preocupados com a situação da farmácia comunitária no Brasil, resolveram  organizar um movimento de suporte e apoio aos farmacêuticos que atuam nas drogarias e farmácias comunitárias.

                  Quando da sua constituição, recebeu o nome de Associação Brasileira de Farmácia Comunitária, e posteriormente adotou o de SOCIEDADE BRASILEIRA DE FARMÁCIA COMUNITARIA (sigla SBFC), por decisão unânime dos seus sócios reunidos na II Assembléia Geral Ordinária, realizada no dia 22 de outubro de 2009, em São Luís-MA. Nessa Assembléia houve também a eleição da primeira diretoria definitiva da SBFC, para o mandato 2009-2012.

                    Atualmente, a SBFC dispõe de Regionais constituídas nos estados de Tocantins, Ceará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraná, Roraima, Minas Gerais, Maranhão, Sergipe, Bahia, Goiás e Rio de Janeiro. Nos demais estados, a SBFC tem estimulado a criação de suas Regionais, e para tanto está disponibilizando todo o suporte necessário.

                    No Brasil, a farmácia comunitária é o segmento profissional que reúne o maior número de farmacêuticos: aproximadamente 60% de todos profissionais registrados nos Conselhos Regionais de Farmácia. Entretanto, este segmento é talvez o que percebe a menor remuneração salarial, oferece menos perspectivas de crescimento e, assim, detém o maior índice de insatisfação profissional.

                    Em todo o mundo, a farmácia comunitária é entendida como o estabelecimento tipo drogaria, farmácia do setor público ou privado, com ou sem manipulação de medicamentos (magistrais, homeopáticos, fitoterápicos), inserido na comunidade, e que presta atendimento e serviços farmacêuticos ao público em geral.

                    A SBFC é uma associação sem fins econômicos lucrativos, político-partidários ou religiosos, de caráter profissional, humanitário, cultural e científico, destinado a contribuir com a integração dos farmacêuticos comunitários, incentivar o desenvolvimento da farmácia e apoiar atividades científicas, culturais e sociais. Tem a finalidade de desenvolver eventos científicos, atividades de pesquisa, assessoramento, aprimoramento e capacitação profissional.

                 Promover a qualificação do farmacêutico comunitário para que ele esteja apto a prestar uma efetiva assistência farmacêutica, ao usuário e à comunidade que dele necessita, é o principal objetivo da SBFC.  

                 A SBFC é um permanente canal de atualização, estímulo e oferta de qualificação aos profissionais que atuam nessa área, em qualquer lugar do Brasil. Além da realização de cursos e eventos científicos presenciais nos vários estados que possuem Regionais da SBFC, oferecemos cursos de educação à distância, com acesso via internet, aos associados. E pensando nos farmacêuticos que residem e/ou desenvolvem suas atividades nos locais mais longínquos, onde o acesso a internet é inexistente ou limitado, traçamos diversas estratégias para viabilizar essa qualificação, de forma a universalizar o conhecimento a todos os nossos associados. Alguns cursos terão seus módulos gravados em CD/DVD podendo ser enviados via Correios, juntamente com os instrumentos de avaliação.

             E por ser a SBFC uma instituição sem fins lucrativos, estamos trabalhando para que os custos dos serviços a serem disponibilizados aos nossos associados,sejam mínimos ou nenhum.

             Integra ainda o escopo de atuação da SBFC a oferta de cursos de pós-graduação (em parceria com reconhecidas Instituições de Ensino Superior) e a realização de Congressos Científicos a cada dois anos, ocasião em que será aplicada a Prova para Título de Especialista em Farmácia Comunitária.

            Por meio do site www.sbfc.org.br, a mais potente ferramenta de acesso a informações da área farmacêutica no Brasil, os associados da SBFC estarão permanentemente conectados com as atualidades do setor, além de terem a possibilidade de interagir diretamente com a instituição, demais associados e convidados.


Conheça nosso site:

1.     LOGOMARCA DO SBFC – acesse aqui e você obterá informações sobre a SBFC: sua criação, diretoria, localização da sede, endereço eletrônico, telefones e ainda se comunica com a diretoria da SBFC.

2.     HISTÓRIA DA FARMÁCIA - acesse aqui a história da farmácia no mundo: dos seus primórdios às mais avançadas tecnologias disponibilizadas na atualidade. Faça uma viagem sobre a evolução da farmácia no Brasil; conheça as personalidades e as instituições que mais contribuíram nesta evolução.

3.     LEGISLAÇÃO E PROJETOS DE LEI - acesse aqui as legislações que normatizam as atividades da farmácia comunitária no âmbito sanitário, ambiental, do exercício profissional, e outros; e ainda todos os Projetos de Lei que envolvam interesses dessa área farmacêutica.

4.     INFORMAÇÕES SOBRE MEDICAMENTOS - acesse aqui as mais completas e seguras informações sobre medicamentos e realize consultas nos links de renomadas instituições e centros de informações sobre medicamentos. E ainda as novidades do mercado: novas drogas, medicamentos genéricos, fracionáveis, lançamentos, preços e outras.

5.     ALERTAS SANITÁRIOS – acesse aqui as mais recentes informações sobre problemas técnicos com medicamentos, lotes interditados, produtos roubados, resultados de operações deflagradas pela ANVISA em parceria com a Polícia Federal e outras instituições.

6.     EDUCAÇÃO CONTINUADA - acesse aqui e conheça as ferramentas de qualificação profissional disponibilizadas: cursos em vídeos armazenados em provedores (você seleciona o horário que lhe é mais conveniente); oferta de cursos on-line com interação direta com o palestrante; envia perguntas e recebe respostas ao vivo ou posteriormente via e-mail.

7.     SNGPC, RDC nº 44/09 ANVISA, PGRSS – acesse aqui e tire suas dúvidas sobre essas e outras temáticas que estão em foco na farmácia comunitária. Veja o passo a passo para aplicar na íntegra essas normativas.

8.     SERVIÇOS FARMACÊUTICOS – acesse aqui e tenha ao seu dispor os conhecimentos e as ferramentas que o habilitarão a prestar serviços farmacêuticos com segurança e qualidade; aprenda a elaborar os procedimentos operacionais padrões (POP) das atividades e serviços realizados na sua farmácia comunitária; assista a vídeos de prestação de serviços farmacêuticos e outros.

9.     PESQUISAS E ENQUETES: acesse aqui e participe com sua opinião sobre os assuntos abordados. Colabore na construção de diagnósticos sobre a farmácia comunitária no Brasil e vamos juntos pensar a farmácia comunitária no Brasil.

10.       GESTÃO EM FARMÁCIA - acesse aqui uma seleção de informações para o farmacêutico empresário sobre como gerir sua empresa: conhecimentos sobre a gestão econômica que sustenta sua farmácia e sobre a tomada de decisões pautadas em tecnologia financeira e de administração. Veja ainda a bibliografia dos melhores administradores do mundo.  Tenha a sua disposição uma lista de consultores e softwares que podem dar suporte a sua administração empresarial.

11.       OPORTUNIDADES DE EMPREGOS– acesse aqui as oportunidades de empregos em farmácias comunitárias de todo o Brasil; os concursos públicos com vagas para farmacêuticos; as buscas por assessorias e consultorias especializadas. Veja ainda os links com os Sindicatos e CRFs.

12.       CONSULTORIA ANVISA – acesse aqui os serviços disponibilizados aos farmacêuticos e farmácias associadas de todo o Brasil para prestação de serviços junto à Anvisa e ao Ministério da Saúde. Nosso objetivo é encurtar distâncias e oferecer um suporte para as farmácias comunitárias associadas obterem a Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) e Autorização Especial(AE), documentos que são obrigatórios junto a Anvisa para o funcionamento regular da farmácia; e ainda acompanhar a tramitação dos processos junto ao Programa Farmácia Popular do Brasil, no Departamento de Assistência Farmacêutica/MS.

13.       CLASSIFICADOS - acesse aqui as ofertas para compra e venda de farmácias  de todo o Brasil, equipamentos (novos e usados), utensílios, livros e outros produtos de interesse para o farmacêutico comunitário. Conheça as melhores empresas e os melhores preços de venda de equipamentos para montagem de farmácia.

14.       FÓRUM - acesse aqui e participe dos debates em tempo real sobre diversos assuntos de interesse do farmacêutico comunitário; manifeste suas idéias, explane suas experiências e contribua para a tomada de decisões em todos os níveis políticos da categoria farmacêutica.

15.       CHAT - acesse aqui a sala de bate papo após palestras virtuais, reuniões, mesas redondas e compartilhe ao vivo da opinião de outros profissionais  e autoridades da área.

16.       NOVIDADES – acesse aqui as últimas notícias de interesse dos profissionais farmacêuticos que atuam na farmácia comunitária e obtenha informações que podem auxiliá-lo no planejamento de importantes decisões.

17.       REVISTA SBFC: acesse aqui nossa revista científica, uma publicação trimestral que reúne trabalhos acadêmicos e profissionais, artigos científicos nacionais e internacionais, dentre outros. A revista SBFC se propõe a ser uma vitrine para revelar a qualidade das atividades desenvolvidas pelos farmacêuticos comunitários, as novidades e a permanente evolução da farmácia no Brasil e no mundo, além de dar publicidade às ações e eventos da SBFC.

                 Farmacêuticos e acadêmicos de farmácia poderão realizar suas filiações por meio do site www.sbfc.org.br no ícone FILIE-SE, por um valor de inscrição de R$ 50 (cinqüenta reais). A anuidade prevê uma contribuição de R$ 90, (noventa reais), podendo ser dividida em 03 parcelas de R$ 30 a serem pagas nos meses de maio, junho e julho.

             Os farmacêuticos e acadêmicos de farmácia que quiserem se filiar a SBFC   serão bem-vindos e certamente proporcionarão grande contribuição para o crescimento da SBFC e da farmácia comunitária, ao tempo em que investe no seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional. Independente de já ter criado Regional ou não em seu Estado, qualquer farmacêutico do Brasil ou outro país poderá se filiar a nossa entidade e  usufruir dos  serviços e informações oferecidos pela  SBFC, através de nosso site www.sbfc.org.br.


 







 

 

ATENDIMENTO SBFC
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C,sala 111
Edifício São Paulo Brasília-DF.Cep: 70.300-000
secretaria@sbfc.org.br
presidencia@sbfc.org.br
+55 61 3223-0837
Todos Direitos Reservados a Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária